quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Dividade de Jesus Cristo 2 Parte

Os Títulos de Jesus
De forma direta ou indireta, pelo nome ou pelos títulos, o nosso Salvador permeia toda a Bíblia, onde é apresentado, por exemplo, como Messias, Redentor, Libertador, Perdoador de pecados, Juiz, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Vejamos alguns dos títulos de Jesus distribuídos por vários livros:
Gênesis: Semente da mulher. Jó: Redentor. Salmos: Pedra angular. Cantares: Rosa de Saron. Isaías: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, ai da Eternidade, Príncipe da Paz, Emanuel, Glória do Senhor, egislador, oderoso de Jacó, Renovo, Santo de Israel. Jeremias: Justiça nossa. Daniel: Ungido ou Messias. Miquéias: Juiz de Israel. Ageu: Desejado de odas as nações. Zacarias: Rei. Malaquias: Mensageiro da aliança, Sol da ustiça. Mateus: Filho amado, Filho de Davi, Filho de Deus, Filho do omem, Guia, Rei dos judeus. Marcos: Filho do Deus Bendito, Santo de eus. Lucas: Consolação de Israel, Filho do Altíssimo, Poderoso Salvador, rofeta, Salvador, Sol nascente. João: A Porta, a Ressurreição e a Vida, om Pastor, Cordeiro de Deus, Criador, Deus Unigênito, Eu Sou, Luz do undo, Luz Verdadeira, Verbo, Verdade, Vida, Videira verdadeira. Atos: usto, Santo, Senhor de todos. Romanos: Deus bendito, Libertador. 1 oríntios: Adão, Nossa Páscoa, Rocha, Senhor da glória. 2 Coríntios: magem de Deus. Efésios: Cabeça da Igreja. 1 Timóteo: Bem-venturado  nico Soberano, Mediador, Rei dos reis, Rei dos séculos, Senhor dos enhores. Tito: Salvador. Hebreus: Apóstolo da nossa confissão, Herdeiro e todas as coisas, Autor e Consumador da fé, Grande Sumo Sacerdote. 1 Pedro: Pastor e Bispo das almas, Príncipe dos pastores. 1 João: dvogado. Apocalipse: Alfa e Ômega, Cordeiro, Leão da Tribo de Judá, O rimeiro e o Último, Primogênito, Rei dos santos, Resplandecente estrela a manhã, Todo-poderoso.

A Trindade Negar a divindade de Jesus é negar a existência o Deus trino, ou seja, do Deus único, eternamente subsistente em três Pessoas: a Primeira Pessoa, Deus Pai; a Segunda Pessoa, Deus Filho; e a Terceira Pessoa, Deus Espírito Santo. A unidade divina é uma unidade composta dessas três pessoas, coexistentes, porém distintas. Examinemos a Palavra:
“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR” (Deuteronômio 6.4). Este versículo é muito usado pelos que não aceitam a Trindade. Sustentam que não existem três Deuses, mas apenas um. Ora, a idéia do Deus trino, da unidade composta, está subjacente em outras passagens, como veremos a seguir.
“Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem...” (Gênesis 1.26). O uso da primeira pessoa do plural – FAÇAMOS – indica que Deus não estava só na obra da Criação: o Filho e o Espírito estavam presentes. Vejam também Gênesis 3.22; 11.7; Isaías 6.8.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).
“A graça do Senhor Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Coríntios 13.13). Conhecida como a “bênção apostólica”, este versículo revela o Deus trino.
No batismo de Jesus no Jordão, conforme Mateus 3.16-17, temos o Espírito de Deus “descendo sobre Jesus”; a voz do Pai dizendo “Este é o meu Filho amado”; e o Verbo, o Deus Filho ali encarnado e habitando entre nós.
O livro de Judas fala da Trindade: ”Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna” (Judas 20.021).
O apóstolo Pedro deixou o seu testemunho sobre as Pessoas da Trindade: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” (1 Pedro 1.2).
Na seguinte passagem Jesus mais uma vez revela sua divindade e reafirma a existência da trindade em Deus: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49). A promessa diz respeito ao batismo no Espírito Santo, plenamente cumprida em Atos 2.1-4. Vejam que a promessa é do Pai, mas quem envia é o Senhor Jesus; envia do alto, do céu. Jesus confirma o que já houvera dito: “Eu e o Pai somos um”. Outra referência: Atos 2.32-33.
A verdade é que “Deus estava em Cristo”, como afirmou o apóstolo Paulo (2 Coríntios 5.19). Finalmente, fiquemos com estas palavras gloriosas: “O Filho é o resplendor da sua glória e a expressa imagem da sua pessoa [do próprio Deus], sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. Havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas” (Hebreus 1.3).
Autor: Pastor Airton Evangelista da Costa - Igreja Assembléia de Deus Palavra da Verdade - Aquiraz - Ceará.


A Dividade de Jesus Cristo 1 Parte

No espiritismo, Ele era um reformador da Judéia, com a missão de ensinar aos homens uma elevada moral, a moral evangélico-cristã; foi a segunda revelação de Deus (a primeira teria sido Moisés, e a terceira, o espiritismo); foi um médium de primeira grandeza, um espírito iluminado. Para os testemunhas-de-Jeová, Ele é um ser criado por Jeová, poderoso, mas não Todo-Poderoso. No budismo, Jesus foi um grande Mestre. No mormonismo, Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, e viveu em poligamia: Marta e Maria, irmãs de Lázaro, teriam sido suas esposas.
No islamismo, Jesus teria sido um mensageiro de Deus, porém menor que Maomé. Na Nova Era, Jesus não é Deus porque todos somos deuses; a Era de Peixes, de Jesus, está se expirando, e um novo avatar surgirá para conduzir a humanidade à Era de Aquários, que colocará o mundo em ordem e estabelecerá a paz.
Negar a divindade de Jesus é uma das características das seitas, mas “as portas do inferno não prevalecerão” contra a Igreja de Cristo. Para nós, cristãos, Jesus Cristo é Deus. A prova disso não é apenas a nossa fé. Contamos com a Bíblia Sagrada, livro escrito por cerca de 40 escritores, divinamente inspirados.
Contamos também com o testemunho de apóstolos que caminharam com Jesus, ouviram suas palavras e viram seus milagres, a exemplo de Pedro que declarou enfático: “TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO” (Mateus 16.16). Temos as palavras do próprio Jesus que afirmou: “EU E O PAI SOMOS UM” (João 10.30). Temos o testemunho do profeta Isaías que, 700 anos de o Verbo habitar entre nós, chamou-O de “Deus Forte” e “Pai da Eternidade” (Isaías 9.6).
Contamos, também, com o testemunho de milhões de vidas transformadas pelo poder que há no Seu nome. Tratar-se-ia de apenas um espírito evoluído, um homem com poderes mediúnicos como desejam os kardecistas? Se Jesus é apenas um espírito iluminado, por que não “baixa” nas sessões espíritas? Se Jesus foi igual a Buda e Maomé, onde estão seus ossos? Em lugar nenhum iremos encontrá-los porque Jesus ressuscitou, e vive e reina para sempre. Aleluia! Vejamos o que dizem as Escrituras sobre a divindade de Jesus.
Cristo, O Criador
“Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez... estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu (João 1.3, 10)). “Pois nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1.16). “...a nós falou-nos [Deus] nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez o mundo (Hebreus 1.2).
Cristo, O Deus
“A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco” (Mateus 1.23). “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... e o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1.1,14). Atenção: “O Verbo era Deus”, e não “o Verbo era um deus”, como desejam os testemunhas-de-Jeová. “Eu e o Pai somos um” (João 10.30); “Quem me vê, vê o Pai” (João 14.9). “O Pai está em mim, e eu nele” (João 10.38).
“Disse-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu” (João 20.28); “Deles são os patriarcas, e deles descende Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém”. (Romanos 9.5). “Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Colossenses 2.9). “Porque um filho nos nasceu...o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6). “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5.20). Outras referências: João 1.15,18,30; Colossenses 1.15; 2 Coríntios; 4.4; 5.19.
Cristo, O Eterno
“Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o último, o princípio e o fim” (Apocalipse 22.13). “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão nascesse, eu sou” (João 8.58). “Eu e o Pai somos um” (João 10.30,38). “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o Pai... crede-me quando digo que estou no Pai e o Pai está em mim” (João 14.9-11,20; 17.21). “Vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai” (João 16.28) Outras ref.: João 1.18; 6.57; 8.19.


Cristo, O Todo-Poderoso
“É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28.18). “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso” (Apocalipse 1.8). Outras referências: Efésios 1.20-23; João 21.17.
Cristo, O Salvador
“Mas quando apareceu a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou ricamente sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador”(Tito 3.4-6).
“E em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12). Vejam a ênfase: “Em nenhum outro nome”. Não sobra para Buda, para Allan Kardec, para Maomé, para Confúcio, para Lao-Tsé, para Osíris, Vishnu, Brama, Shiva, Zoroastro, Maytreia. O nome de Jesus está acima de todos e de tudo. Outras referências: João 3.16; Lucas 4.18; Isaías 61.1.
Jesus não foi um simples fundador de uma religião. Os afamados fundadores de seitas que surgiram na história da humanidade estão todos mortos e devidamente enterrados; seus corpos foram comidos pelos vermes, e seus ossos, se ainda restam, estão em algum lugar.
Com Jesus não aconteceu a mesma coisa. A terra não pôde detê-lo; a morte não teve domínio sobre Ele. Jesus ressuscitou do sepulcro e sobre isto há o testemunho das Escrituras; há o registro de testemunhas oculares que com Ele estiveram durante sua vida terrena e após a sua ressurreição, e viram-no ascender aos céus (Mateus 28.1-10; 16-18; Marcos 16.1-14; Lucas 24.1-53; João 20.1-18). 

Estudo Como Obter a Cura Interior 10 Parte

Benção ou Maldição

Salmo 109:17-19 : “Visto que amou a maldição, ela lhe sobre venha; pois não desejou a benção, ela se afasta dele...”

Ø Tanto a benção como a maldição é uma força concreta.

·      Jacó abençoa seus filhos - Benção Profética - Genêsis 49
·      A força de uma benção - Jacó e Esaú - Genêsis 27.
·      Uma benção proferida e o cumprimento dela. Josué amaldiçoa quem reerguesse Jericó; Josué 6:26 profere,  se cumpre em I Reis 16:34.

Vemos o poder que existe na verbalização das palavras. Aquilo que proferimos ou abençoamos ou amaldiçoamos.

Ø Nossas palavras são materiais que damos ou para o Espírito Santo agir ou para espíritos malignos. Por isso a bíblia condena os maldizentes. Com nossas palavras ou edificamos ou destruímos.


As palavras constróem ou destróoem

Tiago 3:6Vede que uma fagulha põe em brasas tão grande selva”.

·      As palavras tem poder de encorajar ou abater.
·      Despertam alegria ou tristezas e angústias.

Por causa de palavras não medidas, duras e desprovidas de misericórdia, lares são destruídos, filhos abandonam os pais, amizades são rompidas. Provérbios 15:1 diz: A palavra dura suscita a ira”.

Mateus 12:36-37Pelas tuas palavras serás justificado ou condenado”.

Ø Nossas palavras podem alimentar ou anular a ação de Satanás.

Salmo 141:3: Davi temia falar irrefletidamente e diz : “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”.

Provérbios 18:21 : “A morte e vida estão no poder da língua”.

Há pessoas que vivem amaldiçoando tudo:
·      Amaldiçoam o salário;
·      Amaldiçoam o emprego;
·      A família:
·      Os pais;
·      Os filhos.

As palavras são sementes que caindo em solo propício, e achando condições favoráveis, germinam, crescem, frutificam.
São dois os seus frutos: Benção ou maldição.

Tiago 3:10 diz :”De uma só boca procede benção e maldição”.

Ø Maldição é a autorização dada ao diabo por alguém que exerce autoridade sobre outrem, para causar dano à vida do amaldiçoado.

Na maioria das vezes não temos consciência de estar passando-lhe esta autorização; em geral fazemos mediante prognósticos negativos, que é popularmente conhecido como “rogar pragas”. É um dizer profético negativo sobre alguém.

De modo geral é no momento de ira ou descontrole emocional, ou em decorrência de um desejo frustado, de alvo não alcançado, que proferimos maldições como:
·      Um dia você vai implorar a minha ajuda.
·      O que você fez comigo outros farão com você.

As pragas se cumprem:

Por desconhecer o poder das palavras muitos vivem amaldiçoando. Quando usamos os lábios para amaldiçoar estamos chamando a nós o que existe no inferno.

As maldições trazem opressão e possessão demoníacas.
·      Opressão opera de fora para dentro.
·      A possessão de dentro para fora.

( Ex.: a expressão: O diabo que te carregue. )

Nossas palavras semeiam benção e maldição:
·      Sobre nós mesmos.
·      Sobre os outros.

Quando criticamos, difamamos, murmuramos, abrimos brecha para o inimigo. Então ele apresenta planos, projetos e idéias, que provocam situações favoráveis à sua atuação.

Conhecemos bem a história da figueira que Jesus amaldiçoou. Jesus estava com fome e foi procurar fruto nela. E, não encontrando senão folhas, Jesus disse: “Nunca mais coma alguém fruto de ti”. - Marcos 11:14.
E no dia seguinte a figueira estava seca, dos brotos à raiz.

Por que Jesus fez isso ?

Para mostrar aos seus discípulos quão profundo pode ser o alcance da maldição. Também para que soubessem o poder que pode ter as palavras, porque logo em seguida ele acrescenta: verso 23 - “Se alguém disser”... Palavras podem secar uma figueira ou transportar um monte. Portanto é muito temerário amaldiçoar.

Não amaldiçoemos a nós mesmos, com frases tais como:
·      Eu sou um idiota.
·      Eu não presto para nada.
·      Meu destino é sofrer.
·      Eu sou mesmo azarado.
·      Nasci para ser um fracasso.
·      Nunca vou vencer na vida, etc

Tudo isso é dito com uma dose de ira e desprezo por si mesmo. Afirmações desse tipo tem o poder de tornar inútil a vida de qualquer pessoa.

“Amou a maldição: ela o apanhe; não quis a benção, aparte-se dele”. Salmo 109:17.

Outros vivem se depreciando fisicamente. Consideram-se feias, não gostam do seu cabelo, ou nariz, ou da boca; acham-se muito gordas ou muito magras, altas baixas. Não estão satisfeitas consigo mesmas; não aceitam como são, e por isso vivem um verdadeiro drama pessoal.

A parábola das dez minas o servo mau se condenou com suas próprias palavras; sua boca determinou seu julgamento:
“Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. Respondeu-lhe: Servo mau, por tua boca te condenarei”.   Lucas 19:21-22

Pilatos durante o julgamento de Jesus, ao perceber que em nada conseguiria favorecê-lo, lavou as mãos e disse: “Estou inocente deste Justo, fique o caso convosco.
Todo povo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue, e sobre os nossos filhos”. Mateus 27: 24-25.
E foi o que aconteceu com os judeus; guerras, derramamento de sangue, morte e exílio.

Ø Não chamemos a maldição sobre nós.

Não amaldiçoemos os outros

Ex.: História da mulher que o marido estava ensinando a dirigir automóvel. O homem estava paralítico por uma palavra que disse a sua esposa. “Você é burra. Muito burra. Não aprenderá nunca; você não aprende nada”.
A esposa ficou silenciosa por alguns momentos, cabeça baixa, pensativa. Depois olhou firmemente o marido e, descarregando toda sua mágoa e ira, sentenciou:  “Posso ser o que você disse, mas esta “burra” que não aprende  nada, um dia haverá de ouvir você  implorando que o leve para o hospital dirigindo este carro; mas esta “burra” que não aprende nada, não o fará. Mesmo que você grite,  não aquele grito de estupidez, mas de dor, e até chore, não o atenderei. E levantando o lençol mostrou as pernas  paralisadas. Tudo o que ela falou se cumpriu. Ele estava com câncer, e tinha 30 dias de vida”. - Livro Benção e maldição - Jorge Linhares.

Há pessoas que tem um prazer mórbido de depreciar os outros por causa da aparência física.
Criticam a magreza, a obesidade, o modo de andar, o modo de falar, os cabelos, a calvície ,  tudo enfim.

Ex.: A história de Eliseu. Quando certos jovens começaram a zombar da sua calvície. Estavam zombando de um profeta de Deus. E Eliseu os amaldiçoou. No mesmo instante duas Ursas saíram do mato e mataram 42 daqueles rapazes.

Cidades amaldiçoadas. Praga de padre. ( Anhembi. )

Não amaldiçoemos as autoridades.
Êxodo 22:28; Eclesiastes 10:20 Não amaldiçoemos as autoridades espirituais.
Atos 23:5 Paulo se retratou quando soube que estava diante do sumo sacerdote.
I Timóteo 2: 1-4A bíblia nos ensina a abençoarmos as autoridades e orarmos por elas.

Ø Não devemos amaldiçoar nosso filhos, mas abençoar.
Pais que chamam os filho de burros, maricas, malandrinho, safadinho, moleque, vá para o inferno, vou te matar, diabinhos, anjinhos com rabinhos, etc.

Costume de pedir a benção dos pais.
·      Abençoar no ventre, com imposição de mãos.
·      Abençoar quando saem. Quando vão brincar, trabalhar.

Ø Casamentos que não tiveram a benção dos pais

Nomes próprios e seus significados. Qual a sua influência ?

·      Daniel = Deus é meu juiz.
·      Misael = quem é como Deus ?
·      Azarias = Deus é meu socorro.
·      Ananias = Deus é misericordioso.
·      Maria das Dores.
·      Mara = amargura.
·      Dolores = Dor.
·      Adriana = deus das trevas.
·      Cláudio = coxo, aleijado.
·      Aparecida = sem origem.

Homens que Deus mudou seus nomes.

·      Jacó = enganador, trapaceiro. Israel = campeão ou vencedor. A nação de Israel não é filhos do trapaceiro, mas filhos do vencedor.
·      Saulo = altivo, grande, soberbo. Paulo = pequeno.
·      Simão para Pedro = Petros = fragmento de rocha.

Conclusão

Quatro passos práticos para se manter em Cura Interior:


ê       Não permitir a ilusão das emoções que nos enganam, pois o inimigo sabe disso.

ê       Não desanimar se as tentações forem freqüentes

ê       Abreviar o máximo o contato com aquilo que nos tenta. Não seja presunçoso. Não subestime a carne.

ê       Não se exige força sobre-humana para a vitória, essa força vem do Espírito Santo que habita em nós e produz a força para fazer aquilo que não podemos fazer a  sós. I Co 10:13 - O diabo entra por uma porta com a tentação, imediatamente Deus entra por outra com o livramento.

Três meios para Deus nos Curar:


ê       Sua Palavra - A lei do Senhor é perfeita, restaura a alma.      Sl 19:7   Sl 119:11    Sl 107:20

ê       A Igreja

ê       O Espírito Santo

Duas atitudes curadoras:


ê       Contentamento  => Louvor I Tm 6:6-8

ê       Uma vida de serviço.

Estudo Como Obter a Cura Interior 9 Parte

Atitudes práticas para vencer a depressão:


·      Comece a louvar a Deus   Fl 4:8
·      Espere em Deus.  Sl 42:11  Você diz para você  ( o espírito diz para a alma ) : “Porque estás abatida ó alma? Espera em Deus
·      Pense positivamente     Fl 4:13
·      Ore pedindo a alegria de Jesus   Jo 15:11    Jo 16:24
·      Tome o jugo de Jesus.      Mt 11:28-30
·      Procure ocupar-se.  Mente vazia é oficina do diabo.

3) Fortalezas     ( complexos )


A expressão Fortalezas é a palavra bíblica equivalente a complexos e traumas             II Co 10:4-5

A linguagem bíblica é muito descritiva: Fortaleza é um castelo, um forte , que foi construído pedra por pedra. Suas paredes largas altas e sólidas foram edificadas através dos anos.

Satanás edifica em nossas mentes fortalezas espirituais, que são construídas  por suas mesmas mentiras ( mentiras reiteradas ) ditas através dos anos em diferentes situações e circunstâncias. Geralmente tem sua origem na infância.

Ex.: “Ninguém me ama”. “Sou um inútil”. “Não tenho sorte na vida”. “Não sei fazer nada certo”. Nos comparamos com os outros.

Existem vários tipos de complexo:

·      Inferioridade
·      Auto -piedade
·      Rejeição
·      Timidez
·      Derrotismo, etc.

A mentira ou a verdade:


Satanás é o pai da mentira: “Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade,  porque nele não há verdade. Quando profere a mentira , falado que lhe é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira”.  Jo 8:44

A verdade de deus nos liberta: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.   Jo 8:32  “O ladrão vem para roubar matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.  Jo 10:10


O objetivo de satanás é a conquista de nossa mente. Sua estratégia consiste em colocar em nossos pensamentos suas mentiras, sem que demos conta de que são mentiras, e muito menos que provém dele.

O que pensamos acerca de nós mesmos, a vida, de Deus, dos outros, de nossas circunstâncias pode ser mentira ou verdade.

Ø Se o que pensamos é mentira, nos amarra e destrói. Mas se é verdade, nos liberta e edifica.

William Backus e Marie Chapiam  escreveram um excelente livro entitulado : “Diga-se a verdade”, do qual quero transcrever alguns parágrafos :

“ Uma vez que extirpamos a irracionalidade e mentiras de nosso pensamento e as substituímos pela verdade, podemos ter vidas satisfatórias e ricas e emocionalmente plenas”.       (pag 16)

“As crenças errôneas são a causa direta da desordem emocional, das condutas inadaptadas e da maioria das chamadas enfermidades mentais. São a causa daquelas condutas destrutivas nas quais permanece uma pessoa, mesmo tendo plena consciência de que são prejudicais ( tais como comer demasiadamente, fumar, mentir, roubar, embriagar-se, cometer adultério)”.                ( pag 17)

“Mas por favor creiam-me, as crenças errôneas que dizemos a nós mesmos vem do mais profundo do inferno. São formuladas e despachadas pelo próprio diabo. Ele é muito sagaz para difundir crenças errôneas. Não quer correr o risco de ser descoberto, de modo que sempre faz parecer como verdade as mentiras que diz.”       (pag 18)

“O que é que faz com que nos sintamos como nos sentimos? O estado de sua bioquímica pode afetar a maneira que se sente. Há formas de mudar este estado bioquímico como, por exemplo, com medicamentos. Outra forma é começar uma boa alimentação e um bom funcionamento do corpo. Também seus pensamentos podem afetar seu estado bioquímico. Quer dizer : o que você está pensando neste momento pode realmente mudar a composição química das células de seu cérebro e do resto do sistema nervoso central. Você pode crer que as afirmações do seu monólogo interno podem realmente alterar a sua conduta glandular, muscular e nervos?”   (pag 26)

“Mude as crenças de um homem e mudará seus sentimentos e sua conduta. Para conseguir suas metas, tanto neste livro quanto na vida, devemos descobrir, analisar, questionar e substituir sistematicamente as crenças errôneas de nossa vida pela verdade”       (pag 27)

Equação espiritual :  

ê       Circunstâncias difíceis + mentiras de Satanás = Depressão
ê       Circunstâncias difíceis + verdade de Deus            = Edificação


Opressões e amarras diabólicas


Deus proibiu alguns caminhos e quando o homem transita por eles, inevitavelmente dá lugar a Satanás e por isso ele trabalha comodamente com o fim de roubar matar e destruir.

Algumas práticas proibidas por deus em sua palavra são :




·      Bruxaria
·      Feitiçaria
·      Curandeirismo
·      Espiritismo
·      Magia
·      Hipnotismo
·      Encantamento
·      Adivinhação
·      Lançar agouros
·      Imoralidade desenfreada



Ø Tudo isso abre portas para a atuação de demônios nos homens: perturbação, opressão, amarras.

Pedro assinala em Atos 10:38 que Jesus foi ungido com o Espírito Santo com poder para fazer o bem e curar os oprimidos pelo diabo.

Em I Jo 3:8 diz: que Jesus veio para desfazer as obras do diabo. Portanto Jesus tem toda a unção e autoridade para nos libertar totalmente da dominação satânica.


BENÇÃO, MALDIÇÃO E AMARRAS DIABÓLICAS

Nós fazemos parte de uma árvore histórica de gerações. É bobagem pensar que apenas somos produtos de nossas próprias decisões e vontades. (Ainda que isto nos isente de nossas responsabilidades, em meio a todas as influências não temos o direito de nos isentar de nossas culpas). Estamos inscritos num contexto de histórias de gerações.

Na bíblia vemos que várias gerações existiram e contribuíram para a formação de um grande homem.
Ex.: Davi, a paternidade de Jessé sobre Davi é registrada em toda bíblia.
Em Crônicas 2:3-15 vemos que:

“ Jessé era filho de Obede, que era filho de Boás com Rute, portanto no sangue de Davi estava a herança de um moabita de fibra e caráter tanto de Boás como de Rute”.

Herdamos e possuímos a herança genética de até 10 gerações. Creio que por isto, a genealogia de Jesus foi tão completa. Os escribas registraram todos os nomes positivamente para formar a herança genética de Jesus.

Nos cromossomos estão impressos as características às vezes dominantes, às vezes recessivas de todos os nossos antepassados. Quando estes se encontram com os cromossomos da mulher, defini-se as características encontradas. Porém na carga genética fica todo potencial, todos estão impressos, e estas são as heranças assimiladas. E é ai que reside as enfermidades genéticas. Uma pequena deformação dos cromossomos é suficiente para transmitir toda herança de doenças geneticamente transmitidas.

E por que existe aquela alteração de cromossomos ?

Ø Pôr causa das maldições, dos pactos que nossos antepassados fizeram.

Ai entra todo princípio da árvore genealógica. Por isso é importante fazer a árvore genealógica. Como foram os nossos antepassados, suas vidas, suas práticas, seus vícios, etc. À partir daí discernir se existem maldições que entraram na família e através da oração quebrar.

Temos que interceder, pedir perdão pelos pecados que aqueles antepassados fizeram e quebrar pactos que fizeram.

Ø O milagre da genética em nossas vidas está em nossa formação, existe um espermatozóide entre cento e cinqüenta  milhões que vai alcançar o óvulo e o óvulo é um dentre quinhentos mil; nesta proporção somos um dentre milhões. Portanto não nos culpemos ou nos sintamos descriminados, se Deus tinha milhões de opções dentre os espermatozóides e os óvulos que Ele poderia ter usado. Ele utilizou aquele que possuía aqueles gens e o resultado saiu você,  com toda essa carga genética que lhe foi transmitida.

Temos que ver as positivas que precisam ser aproveitadas e as heranças negativas que precisam ser quebradas.

Espíritos familiares

Êxodo 20:5 diz: “Visitarei a maldade dos pais nos filhos até terceira e quarta geração, daqueles que me aborrecem”.

Existe uma transmissão de heranças espirituais das gerações passadas para nós; estas heranças tanto podem ser uma benção como uma maldição.

Deus disse que visitaria a maldade dos pais nos filhos: Como isso acontece ?
Deus tão somente entrega aquela família ou indivíduo a sofrer ações de espíritos que induzam sua família (seus antepassados) a práticas pecaminosas, dessa forma as heranças espirituais são transmitidas. (O provérbio se cumpre - Tal pai, tal filho).

Mesmo que os filhos tenham sido marcados pelos distúrbios dos comportamentos; era de se esperar que não repetissem os mesmos erros, mas isto não acontece. São marcados e moldados pelos espíritos que agiram em seus pais e mais cedo ou mais tarde irão demonstrar as mesmas tendências, vícios e comportamentos.

Ver exemplos: suicídio, adultério, alcoolismo, temperamento violento, jogos de azar, etc.

A bíblia na versão King James - versão inglesa:
Levítico 19:31 e Levítico 20:6 diz:
“Não voltareis para os que tem espíritos familiares para serdes contaminados por eles”.

A alma que se voltar para espíritos familiares, eu me voltarei contra ela e a eliminarei do meio do meu povo”.

Nas traduções em português usamos as palavras: necromantes, adivinhadores, feiticeiro.

Ø Em inglês usa o termo espíritos familiares para demonstrar que estes espíritos de adivinhação, necromancia, feitiçaria, passam de geração em geração.

Há um acompanhamento por parte desses demônios sobre as famílias, eles transmitem os mesmos vícios, comportamento e atitudes.

Nas culturas orientais o elo familiar é mais forte, os filhos tem uma total assimilação do comportamento dos pais, e mesmo na nossa civilização ocidental os elos de transmissão são fortíssimos.

Esse texto da bíblia, estabelece que a justiça e a iniquidade são pessoais e as conseqüências delas, na vida das pessoas, também são.

As conseqüências do pecado e da justiça, a nível de juízo de Deus é pessoal sim, mas a nível te transmissão de vícios e comportamentos não. O distúrbio de comportamento de uma pessoa, afeta toda relação que ela possui com os demais; Deus não imputa o pecado e o juízo no filho, por causa da iniquidade do pai, mas o filho sofre, em sua vida, as conseqüências.

O futuro daquele filho será determinado por seus atos de justiça ou iniquidade; mas as conseqüências das atitudes de seus pais, ele as sofrerá em sua vida. Sem dúvida, estes fatores irão interferir em seu futuro. Contudo, o filho poderá quebrar aquela cadeia de transmissão hereditária ou reforçá-la por sua própria conduta.


Estudo Como Obter a Cura Interior 8 Parte

RESSENTIMENTOS

É uma indisposição em perdoar. Você normalmente não admite que está ressentido, mas ao tocar no nome daquela pessoa ou situação, brota um sentimento ruim dentro de você. Diz que não tem nada contra , mas não quer relacionamento com a pessoa envolvida.

Ex.: Se você der uma batida numa maçã ela fica escura e isso vai crescendo. Mas se cortarmos o pedaço machucado, ele não se espalha.

Ø Ressentimento produz amargura : Hb 12:15  amargura provoca :



·      Problemas nervosos
·      Insônia
·      Dor de cabeça
·      Esgotamento
·      Artrite
·      Pressão alta
·      Palpitações
·      Úlceras , etc.



Dois aspectos :


·      Involuntário ( emocional ) : não quero sentir mais sinto. Normalmente ocorre quando nos magoamos com pessoas que amamos.
·      Voluntário : não quero perdoar.
·      É como um câncer : vai crescendo enquanto não é retirado.
·      Só faz mal para si mesmo. Pois as vezes o outro nem sabe.
·      Causa enfermidade física.

É o primeiro estágio , logo vem o ódio e em seguida a vingança.

Como se detecta : é uma sentimento negativo, uma amargura que aflora cada vez que vemos ou recordamos alguém que nos feriu. O ressentimento pode ser manifesto ou oculto, as vezes não admitimos.

Como se produz :  Alguém nos trata injustamente, nos agride, nos ofende, nos despreza, nos insulta, nos envergonha, nos ignora, nos humilha, nos trata mal, não nos paga, nos calunia, etc... Fomos feridos interiormente e essa ferida produz dor.

Filhos ressentidos com os pais ou esposas com maridos, por maus tratos, abandono, egoísmo, desconsideração, etc.

Ø O ressentimento nos coloca em igualdade com o ofensor.

Ex.: cabo de gerra - " ...solar e soltar-se-vos-hão"


O ressentimento é uma brecha para os demônios, impede Deus de agir. Nos leva a fazer aquilo que mais odiamos. Em uma pessoa molestada sexualmente por exemplo, o ódio abre uma brecha para um espírito de cobiça se alojar na pessoa, levando-a a fazer aquilo que é a causa da sua mágoa.

Ø O perdão é a única maneira de quebrar este domínio.

Como perdoar


·      Quantas vezes deve-se perdoar   Mt 18:21  ( quantas vezes for preciso )
·      Parábola do credor incompassivo  Mt 18:23-35
·      E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai  Mc11:25
·      Perdoar nossas ofensas assim como nós perdoamos nossos devedores    Mt 6:12;14-15
·      Se  perdoardes aos homens  suas ofensas , também o vosso pai celestial perdoará a  vós Mt 6:14.
·      Se porém não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai celestial não perdoará as vossas.  Cl 3:13

Devemos ter disposição para perdoar antes que pequem contra nós.

Nós não temos perdão em nós mesmos, mas o perdão de Deus que habita em nós nos capacita a perdoar. ( perdoar em nome de Jesus )

Ø Quando Deus nos perdoa Ele lança nossos pecados nas profundezas do mar ( e coloca uma placa : proibido pescar )

Maneira de perdoar


·      Perdoar pela fé orando em nome e poder de Jesus, como um ato definido e concreto
·      Temos que perdoar e pedir perdão pelo ressentimento  ( que também é pecado )
·      Não esperar sentir alguma coisa, perdoar por fé.
·      Ser humilde , não lançar o erro na cara da pessoa, não tentar corrigi-la nesta hora.

Importante : Ao haver resolvido o aspecto voluntário perdoando em nome de Jesus, o emocional ( amargura ) involuntário vai desaparecendo num curto espaço de tempo.

Todas as nossas palavras, ou dão subsídios para os demônios agirem ou para o Espírito Santo agir.

TEMORES, DEPRESSÕES E FORTALEZAS

Tratamos juntos, pois são afins e possuem geralmente uma mesma origem.: Crer nas mentiras o Diabo.
A terapia também é comum nos três aspectos : Ser livre por crer na Verdade de Deus.

1) Temor    ( medo )


·      Temor natural  : Nos preserva
·      Temor reverencial  : Para com Deus . Nos preserva do pecado.
·      Temor ( medo ) escravizador : Nos destroi . ( Fobia )

O medo é uma emoção negativa, é o contrário da fé.
Que tipo de medo você tem ?

Alguns tipos de medo:




·      Medo do futuro
·      de sofrer
·      de desgraças
·      da morte
·      de receber más notícias
·      da solidão
·      de fracassar
·      de fazer ridículo diante das pessoas
·      de não ser aceito
·      da pobreza
·      de ficar solteiro
·      de casar
·      de determinados bichos
·      de ficar no escuro
·      de ser enterrado vivo
·      de que seus filhos nasçam defeituosos
·      de morrer de determinadas doenças



O medo é um espírito.   II Ti 1:7
Nenhum medo vem de Deus. O medo vem do inferno.

É também crer que aquilo que o diabo falou vai acontecer  Jó 3:25
Todo medo tem uma causa  ( Ex. Rubinho e o gato )

Diferença entre medo e preocupação :


·      Preocupação é causada por circunstância.
·      Medo não é uma coisa razoável. É impossível provar ao medroso que o que ele teme não vai acontecer. Ele dirá “eu sei, mas continuo com medo” . É impossível convencer os medrosos pela lógica. Eles só são influenciados pelos fatos.
( O que fazer ? à Orar  por ela )

O medo é um elemento destruidor, ele destrói o corpo, a alma e o espírito.   Jo 10:10
O medo é progressivo. Ex.: pessoas que morrem afogadas morrem de medo.

Ø Precisamos detectar como o medo se alojou na nossa mente.

O medo resiste ao tratamento médico. ( só existe um meio de expulsar o medo )
O medo rouba a alegria de viver.
O medo é causado por não crer na proteção de Deus.

Porquê os crentes sofrem de medo :

·      Ignorância da sua posição em Cristo.  Ef 1:3;2:6
·      Estar fora do lugar de segurança . Não andar na luz.   I Jo 1:7
( Quando saímos da presença de Deus estamos sujeitos a todo tipo de coisa )

Como nos libertar :

·      Admitir o medo
·      Crer na palavra de Deus.
·      Orar rejeitando especificamente o medo.
·      Pedir uma palavra de verdade.

Sl 34:4-8
-          Reconheceu que tinha medo
-          Livrou de todos
-          Olhou para Ele
-          Clamou e o Senhor o salvou
-          A Palavra que recebeu está nos versos 7 e 8.

Você crê nisso ?

2) Depressão      ( abatimento físico ou moral )


Abatimento   II Co 4:8-9   Sl 42:5

·      Os pais chamam de preguiça
·      Falta de disposição para qualquer atividade
·      Afeta o físico   ( estado bioquímico, músculos lisos )
·      Não sabe por que está assim.

Os antigos pais da Igreja tinham outra palavra para a depressão. A chamavam de “preguiça”, aflição do coração, e falta de disposição para enfrentar qualquer atividade que requeira esforço.

Hoje em dia não descrevemos a depressão nos mesmos termos. O que é realmente a depressão ?

É possível descrevê-la de várias perspectivas. Se você observar seu estado bioquímico quando estiver deprimido, seu metabolismo, o comportamento dos músculos lisos e das glândulas, verá que não somente sua conduta verbal e motriz possuem sintomas depressivos.

Ø A auto-comiseração é o sintoma quase universal da depressão. Quanto mais a pessoa pensa em si mesma, mais depressiva fica. É uma tentativa de consolar-se a si mesmo.

Geralmente a depressão ocorre por algum motivo. A maioria das crenças errôneas que provocam depressão entram na corrente do monólogo interno, depois que houve uma perda.

Sintomas de depressão :


·      Isolamento
·      Perda de apetite
·      Perda de energia
·      Choro sem motivo aparente. Etc

Muitas vezes a pessoa não pode explicar porque está deprimida.:
“Não sei porque estou assim”
“Simplesmente sinto que não posso fazer absolutamente nada”
“Não tenho o desejo de fazer nada”
“Choro o tempo todo”
“Não durmo bem”
“Não tenho energia nem interesse em nada ... não sei porque...”

Geralmente terminam com uma voz tão débil que não se escuta direito, suspiram, se afundam no assento da cadeira e ficam olhando para o chão.

Apesar da falte de habilidade do deprimido para explicar porque chegou a este estado, é extremamente raro que a depressão se produza sem alguma causa especial. As crenças errôneas que levam a depressão podem ser ativadas por um fato somente. Um fato que representa uma perda. Alguém querido vai embora ou falece. Ou podem ser dificuldades econômicas, ou ainda perda de dinheiro. Uma enfermidade física, a idade, um acidente, um ataque do coração ou perda do vigor físico. A separação e o divórcio são freqüentemente causas de depressão e também outras situações onde se provoca rejeição, o temor , o auto-desprezo.

Qualquer destas situações pode ser uma oportunidade para que o diabo infiltre algumas sugestões no monólogo interno.

Nestas condições a pessoa se auto despreza, subestima suas possibilidades e olha com desesperança seu futuro. E diz : “Estou arruinado, não posso sair disso e estarei cada vez pior”.

Ø Não adianta dizer para o deprimido : “Liberte-se da pressão” .  Pois ninguém gosta de estar deprimido.