quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estudo Como Obter a Cura Interior 9 Parte

Atitudes práticas para vencer a depressão:


·      Comece a louvar a Deus   Fl 4:8
·      Espere em Deus.  Sl 42:11  Você diz para você  ( o espírito diz para a alma ) : “Porque estás abatida ó alma? Espera em Deus
·      Pense positivamente     Fl 4:13
·      Ore pedindo a alegria de Jesus   Jo 15:11    Jo 16:24
·      Tome o jugo de Jesus.      Mt 11:28-30
·      Procure ocupar-se.  Mente vazia é oficina do diabo.

3) Fortalezas     ( complexos )


A expressão Fortalezas é a palavra bíblica equivalente a complexos e traumas             II Co 10:4-5

A linguagem bíblica é muito descritiva: Fortaleza é um castelo, um forte , que foi construído pedra por pedra. Suas paredes largas altas e sólidas foram edificadas através dos anos.

Satanás edifica em nossas mentes fortalezas espirituais, que são construídas  por suas mesmas mentiras ( mentiras reiteradas ) ditas através dos anos em diferentes situações e circunstâncias. Geralmente tem sua origem na infância.

Ex.: “Ninguém me ama”. “Sou um inútil”. “Não tenho sorte na vida”. “Não sei fazer nada certo”. Nos comparamos com os outros.

Existem vários tipos de complexo:

·      Inferioridade
·      Auto -piedade
·      Rejeição
·      Timidez
·      Derrotismo, etc.

A mentira ou a verdade:


Satanás é o pai da mentira: “Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade,  porque nele não há verdade. Quando profere a mentira , falado que lhe é próprio, porque ele é mentiroso e pai da mentira”.  Jo 8:44

A verdade de deus nos liberta: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.   Jo 8:32  “O ladrão vem para roubar matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.  Jo 10:10


O objetivo de satanás é a conquista de nossa mente. Sua estratégia consiste em colocar em nossos pensamentos suas mentiras, sem que demos conta de que são mentiras, e muito menos que provém dele.

O que pensamos acerca de nós mesmos, a vida, de Deus, dos outros, de nossas circunstâncias pode ser mentira ou verdade.

Ø Se o que pensamos é mentira, nos amarra e destrói. Mas se é verdade, nos liberta e edifica.

William Backus e Marie Chapiam  escreveram um excelente livro entitulado : “Diga-se a verdade”, do qual quero transcrever alguns parágrafos :

“ Uma vez que extirpamos a irracionalidade e mentiras de nosso pensamento e as substituímos pela verdade, podemos ter vidas satisfatórias e ricas e emocionalmente plenas”.       (pag 16)

“As crenças errôneas são a causa direta da desordem emocional, das condutas inadaptadas e da maioria das chamadas enfermidades mentais. São a causa daquelas condutas destrutivas nas quais permanece uma pessoa, mesmo tendo plena consciência de que são prejudicais ( tais como comer demasiadamente, fumar, mentir, roubar, embriagar-se, cometer adultério)”.                ( pag 17)

“Mas por favor creiam-me, as crenças errôneas que dizemos a nós mesmos vem do mais profundo do inferno. São formuladas e despachadas pelo próprio diabo. Ele é muito sagaz para difundir crenças errôneas. Não quer correr o risco de ser descoberto, de modo que sempre faz parecer como verdade as mentiras que diz.”       (pag 18)

“O que é que faz com que nos sintamos como nos sentimos? O estado de sua bioquímica pode afetar a maneira que se sente. Há formas de mudar este estado bioquímico como, por exemplo, com medicamentos. Outra forma é começar uma boa alimentação e um bom funcionamento do corpo. Também seus pensamentos podem afetar seu estado bioquímico. Quer dizer : o que você está pensando neste momento pode realmente mudar a composição química das células de seu cérebro e do resto do sistema nervoso central. Você pode crer que as afirmações do seu monólogo interno podem realmente alterar a sua conduta glandular, muscular e nervos?”   (pag 26)

“Mude as crenças de um homem e mudará seus sentimentos e sua conduta. Para conseguir suas metas, tanto neste livro quanto na vida, devemos descobrir, analisar, questionar e substituir sistematicamente as crenças errôneas de nossa vida pela verdade”       (pag 27)

Equação espiritual :  

ê       Circunstâncias difíceis + mentiras de Satanás = Depressão
ê       Circunstâncias difíceis + verdade de Deus            = Edificação


Opressões e amarras diabólicas


Deus proibiu alguns caminhos e quando o homem transita por eles, inevitavelmente dá lugar a Satanás e por isso ele trabalha comodamente com o fim de roubar matar e destruir.

Algumas práticas proibidas por deus em sua palavra são :




·      Bruxaria
·      Feitiçaria
·      Curandeirismo
·      Espiritismo
·      Magia
·      Hipnotismo
·      Encantamento
·      Adivinhação
·      Lançar agouros
·      Imoralidade desenfreada



Ø Tudo isso abre portas para a atuação de demônios nos homens: perturbação, opressão, amarras.

Pedro assinala em Atos 10:38 que Jesus foi ungido com o Espírito Santo com poder para fazer o bem e curar os oprimidos pelo diabo.

Em I Jo 3:8 diz: que Jesus veio para desfazer as obras do diabo. Portanto Jesus tem toda a unção e autoridade para nos libertar totalmente da dominação satânica.


BENÇÃO, MALDIÇÃO E AMARRAS DIABÓLICAS

Nós fazemos parte de uma árvore histórica de gerações. É bobagem pensar que apenas somos produtos de nossas próprias decisões e vontades. (Ainda que isto nos isente de nossas responsabilidades, em meio a todas as influências não temos o direito de nos isentar de nossas culpas). Estamos inscritos num contexto de histórias de gerações.

Na bíblia vemos que várias gerações existiram e contribuíram para a formação de um grande homem.
Ex.: Davi, a paternidade de Jessé sobre Davi é registrada em toda bíblia.
Em Crônicas 2:3-15 vemos que:

“ Jessé era filho de Obede, que era filho de Boás com Rute, portanto no sangue de Davi estava a herança de um moabita de fibra e caráter tanto de Boás como de Rute”.

Herdamos e possuímos a herança genética de até 10 gerações. Creio que por isto, a genealogia de Jesus foi tão completa. Os escribas registraram todos os nomes positivamente para formar a herança genética de Jesus.

Nos cromossomos estão impressos as características às vezes dominantes, às vezes recessivas de todos os nossos antepassados. Quando estes se encontram com os cromossomos da mulher, defini-se as características encontradas. Porém na carga genética fica todo potencial, todos estão impressos, e estas são as heranças assimiladas. E é ai que reside as enfermidades genéticas. Uma pequena deformação dos cromossomos é suficiente para transmitir toda herança de doenças geneticamente transmitidas.

E por que existe aquela alteração de cromossomos ?

Ø Pôr causa das maldições, dos pactos que nossos antepassados fizeram.

Ai entra todo princípio da árvore genealógica. Por isso é importante fazer a árvore genealógica. Como foram os nossos antepassados, suas vidas, suas práticas, seus vícios, etc. À partir daí discernir se existem maldições que entraram na família e através da oração quebrar.

Temos que interceder, pedir perdão pelos pecados que aqueles antepassados fizeram e quebrar pactos que fizeram.

Ø O milagre da genética em nossas vidas está em nossa formação, existe um espermatozóide entre cento e cinqüenta  milhões que vai alcançar o óvulo e o óvulo é um dentre quinhentos mil; nesta proporção somos um dentre milhões. Portanto não nos culpemos ou nos sintamos descriminados, se Deus tinha milhões de opções dentre os espermatozóides e os óvulos que Ele poderia ter usado. Ele utilizou aquele que possuía aqueles gens e o resultado saiu você,  com toda essa carga genética que lhe foi transmitida.

Temos que ver as positivas que precisam ser aproveitadas e as heranças negativas que precisam ser quebradas.

Espíritos familiares

Êxodo 20:5 diz: “Visitarei a maldade dos pais nos filhos até terceira e quarta geração, daqueles que me aborrecem”.

Existe uma transmissão de heranças espirituais das gerações passadas para nós; estas heranças tanto podem ser uma benção como uma maldição.

Deus disse que visitaria a maldade dos pais nos filhos: Como isso acontece ?
Deus tão somente entrega aquela família ou indivíduo a sofrer ações de espíritos que induzam sua família (seus antepassados) a práticas pecaminosas, dessa forma as heranças espirituais são transmitidas. (O provérbio se cumpre - Tal pai, tal filho).

Mesmo que os filhos tenham sido marcados pelos distúrbios dos comportamentos; era de se esperar que não repetissem os mesmos erros, mas isto não acontece. São marcados e moldados pelos espíritos que agiram em seus pais e mais cedo ou mais tarde irão demonstrar as mesmas tendências, vícios e comportamentos.

Ver exemplos: suicídio, adultério, alcoolismo, temperamento violento, jogos de azar, etc.

A bíblia na versão King James - versão inglesa:
Levítico 19:31 e Levítico 20:6 diz:
“Não voltareis para os que tem espíritos familiares para serdes contaminados por eles”.

A alma que se voltar para espíritos familiares, eu me voltarei contra ela e a eliminarei do meio do meu povo”.

Nas traduções em português usamos as palavras: necromantes, adivinhadores, feiticeiro.

Ø Em inglês usa o termo espíritos familiares para demonstrar que estes espíritos de adivinhação, necromancia, feitiçaria, passam de geração em geração.

Há um acompanhamento por parte desses demônios sobre as famílias, eles transmitem os mesmos vícios, comportamento e atitudes.

Nas culturas orientais o elo familiar é mais forte, os filhos tem uma total assimilação do comportamento dos pais, e mesmo na nossa civilização ocidental os elos de transmissão são fortíssimos.

Esse texto da bíblia, estabelece que a justiça e a iniquidade são pessoais e as conseqüências delas, na vida das pessoas, também são.

As conseqüências do pecado e da justiça, a nível de juízo de Deus é pessoal sim, mas a nível te transmissão de vícios e comportamentos não. O distúrbio de comportamento de uma pessoa, afeta toda relação que ela possui com os demais; Deus não imputa o pecado e o juízo no filho, por causa da iniquidade do pai, mas o filho sofre, em sua vida, as conseqüências.

O futuro daquele filho será determinado por seus atos de justiça ou iniquidade; mas as conseqüências das atitudes de seus pais, ele as sofrerá em sua vida. Sem dúvida, estes fatores irão interferir em seu futuro. Contudo, o filho poderá quebrar aquela cadeia de transmissão hereditária ou reforçá-la por sua própria conduta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário