segunda-feira, 20 de junho de 2011

E Orai Por Nós”.

A importância do ministério pastoral é tão grande, que somos compelidos a rogar a vocês orai por nós.
O TITULO DA MENSAGEM NESTA NOITE É: “ORAI POR NÓS”.
TEXTO: todos os pastores e obreiros lerão em uníssono. 1tl 5:25 - irmãos, orai por nós.

INTRODUÇÃO: “Orai por nós” é o eco sincero de todo púlpito evangélico neste país e no mundo. Se um homem como Paulo pediu a bons crentes a rogarem por ele e se, com seu elevado intelecto, sua eminente espiritualidade e sua comunhão íntima com Deus e o mundo invisível, este santo homem precisava de encorajamento e estímulo para a sua obra, quem não dirá: “irmãos orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada” 2tl 3:1.
Com base neste texto e titulo e com a necessidade espiritual dos pastores e lideres, eu separei três atos importantes para estudarmos nesta noite.

PRIMEIRO ATO: Quem e o que são realmente os Pastores e os obreiros do evangelho?
► São homens fracos, falíveis, pecadores, expostos a todas as armadilhas e a todos os tipos de tentações.
II Co1: 8 e 11. Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, aponto de desesperarmos até da própria vida.
11 - Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que por muitas pessoas sejam dadas graças a nosso respeito, pelo o dom que nos foi concedido por meio de muitos.

► Quão perigosa é a condição de um pastor ou obreiro cujo coração não é encorajado, que não tem as mãos fortalecidas e não é sustentado pelas orações do seu povo!
Atos 12:5 - Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
II Tm 4:16 - Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam.
Quanto mais os crentes confiarem a Deus os seus pastores e obreiros, tanto mais o amarão e os respeitarão; tanto mais atenderão, com alegria, ao ministério deles e se beneficiarão desse ministério.

SEGUNDO ATO: Rogamos ás igrejas que considerem, com maior determinação, Devoção, intercessão e suplica às grandes obras ás quais seus pastores se dedicam.
► Explicar doutrinas e inculcar os verdadeiros deveres do cristianismo, defender a verdade contra a sutileza do erro.
Ef 6:19 - E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
► Representar a obra de Deus na terra livrando famílias das mãos do inimigo e de todo sistema destruidor deste século, aconselhar, exortar, animar, cuidar, amar, disciplinar.
Hb 13:17 -18. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. 18. Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente.
Se os crentes desejam que os pastores e obreiros venham ao encontro deles na plenitude da benção, com um coração insistente, língua ardente, sermão regado com lagrimas e oração. Então: as lagrimas da igreja derramadas em orações, incitara o coração de cada pastor e obreiro a estar mais sensível a o agir de Deus.

TERCEIRO ATO: Os resultados da pregação do evangelho estão associados as mais freqüentes orações e intercessões pelos pastores e lideres
Atos 2:42 - 43. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
Atos 2:47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 4:33 - E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.




Autor: Pastor Geciano Vieira
Palavra Ministrada Pelo Pastor Geciano Vieira Na Reunião da Associação das Igrejas Batistas da Região Centro – Sul Piau na Igreja Batista do Sinai Na Cidade de Colonia do Piaui no Dia 09 de Novembro de 2009.
www.gecianovieira.webnode.com.br

OS MALEFÍCIOS DA ALMA E COMO VENCE- LOS


(Hebreus 12:15) - Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

·         A AMARGURA: é um sentimento caracterizado principalmente por recusar de forma cega e
Doentia a reconciliação; tendo um argumento emocional de que é justo não perdoar e não reconciliar.
Podemos verificar a amargura pelas seguintes atitudes:
I. Se estivermos maquinando maneiras de vingar-nos na primeira oportunidade.
II. Se há recordação até dos mais íntimos detalhes de um evento que aconteceu há muito tempo.
Você já se flagrou “viajando” numa amargura?
III. Se nos sentimos ressentidos, e devido a isso estamos tratando de justificar o ressentimento dizendo “eu tenho razão”.
IV. Quando lemos a Bíblia e aplicamos quase inconscientemente a Escritura, com amargor a outros em vez de nós mesmos.
Qual a diferença entre aplicar a palavra de Deus de forma saudável à vida de uma pessoa e aplicá-la de uma forma doentia acusadora e amargurada?
Segundo a psicóloga americana Louise l. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós.
Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. Todas as doenças tem origem num estado de não-perdão, diz Louise L. Hay.
Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais .
Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise.
Reflita, vale à pena tentar evitá-las:
DOENÇAS CAUSADAS E SUAS CONSEQUENCIAS

AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões. CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo. COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria. DERRAME: Resistência. Rejeição à vida. DIABETES: Tristeza profunda. DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga. DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de autovalorização. ENXAQUECA: Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
Curioso não?
Por isso vamos tomar cuidado com os nosso sentimentos...principalmente daqueles que escondemos de nós. Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma'.
Remédios indicados: Auto Estima, Perdão, Amor.
·         COMO SE LIBERTAR DA AMARGURA:
a – Reconhecer que o que estamos sentindo é pecado e arrepender-nos de senti-lo (Hb.12:14);
b – Não justificar que temos razão para sentir-nos assim, nem por isso deixa de ser pecado;
c – Perdoar ao ofensor como Deus nos perdoou (Ef.4:31-32; Mt.18:23-35);
d – Se a pessoa não reconhece o erro, devemos fazer a nossa parte com amor; perdoar-lhe e pedir-lhe perdão.
e _ Compreender que todo sentimento contrário à vontade de Deus, expresso em sua Palavra, deve ser eliminado da nossa vida para que o projeto de Jesus se cumpra em nós, e sejamos vitoriosos. Hebreus 12:15
f _ Desabafar nosso sentimento de amargura com alguém que esteja preparado para nos ouvir, orando com esta pessoa para que Deus faça uma cura em nosso coração e nos liberte da amargura.

·         O QUE É A IRA: A ira é um sentimento ardente que nos faz desejar atacar e destruir alguma
coisa que nos incomoda, nos ataca ou nos ameaça.
A ira precisa ser controlada
Leia Ef. 4.26-27; o que este texto diz que acontecerá se eu não controlar minha ira? (tora vez que minha ira me controla ela me faz pecar, abre brechas para o diabo em minha vida, que ele vai usar essas brechas para me destruir)
Você se arrependeu amargamente por fazer algo movido pela ira descobrindo depois que o que você fez era coisa do diabo? (pessoal)
Você acha que é possível que satanás use a ira de um crente fiel? Por quê?
Leia Ef. 4.30-32; o que este texto diz que acontecerá se eu não controlar minha ira? (que o Espírito Santo será entristecido)
O que eu saio perdendo se o Espírito santo estiver triste? (o espírito santo é o que libera o poder de Deus sobre a igreja, portanto quando ele esta triste não conseguiremos desfrutar do mover de Deus em nossas vidas).
Leia ITm. 2.8; qual a razão que este texto nos dá para controlar nossa ira? (a ira produz contenda e a contenda interfere e atrapalha nossas orações).
Leia Pv. 14.17; 29.11; qual a razão que este texto nos dá para controlar nossa ira? (a ira nos leva a agir com loucura sem pensar nas conseqüências e isso não é coisa de gente inteligente)
·         SEIS PASSOS PARA VENCER A IRA
a- Entenda que sentir ira é uma reação natural do seu ser; você não precisa sentir culpa.
b- Entenda que é você que manda na ira, e não a ira que manda em você; não obedeça a ira.
c- Procure entender por quê está irado; sua ira precisa, em primeiro lugar, te fazer pensar não agir.
d- Procure desabafar sua ira da forma certa, com a pessoa certa, e pelo motivo certo.
e- procure resolver a causa da sua ira de uma forma saudável e coerente com os princípios de Deus
f- se realmente for justo que sua ira seja vingada entregue-a para Deus e deixe a vingança com ele.
12. Veja Rm. 12.19-21; o podemos aprender sobre se irar neste texto? (que quando nos entregamos a ira e nos vingamos estamos nos deixando vencer pelo mal; mal Deus espera que vençamos o mal com o bem)

Autor Desconhecido
Transcrito por Pastor Geciano Vieira
Palavra Ministrada Pelo Pastor Geciano Vieira Na Reunião da Associação das Igrejas Batistas da Região Centro – Sul Piau na Igreja Batista do Sinai Na Cidade de Colonia do Piaui no Dia 10 de Novembro de 2009.
www.gecianovieira.webnode.com.br