segunda-feira, 11 de julho de 2011

Verdade sobre o Arrebatamento da Igreja

1) - Todas às profecias já se cumpriram, faltando apenas algumas pessoas ainda serem salvas. Com referência à Marcos 13;10(evangelho pregado em todas às nações), considere que Paulo e Lucas, logo após a partida de Jesus aos Céus, pregaram o evangelho em toda à Ásia e parte da Europa (AT 19:10  "E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos").    Conclusão: se Paulo conseguiu pregar em dois anos para toda à Ásia e parte da Europa, sem Rede de Rádio, Redes de Televisão Internacionais, Internet, Panfletos, considere que se ainda há quem não ouviu o Evangelho, ainda poderá ser evangelizado no espaço de uma semana ou menos, utilizando-se da tecnologia hoje existente. Não falta mais nada acontecer. Até o processo de paz entre Árabes e Judeus está cada vez mais distante, sinalizando segundo a bíblia, o arrebatamento da Igreja.
Somente o anti-cristo, promoverá a paz entre esses dois povos, no final dos 3 (três) anos e meio, que também assinalará o início das pragas sobre a terra.
2) - O Arrebatamento da Igreja, só será percebido, porque milhões de pessoas desaparecerão da face da terra (os salvos). Cristo não será visível nesse momento para os que aqui ficarem, pois essa ainda não é a Segunda Vinda de Cristo à terra e sim o evento do Arrebatamento da Igreja, que durará Sete anos (sete anos com Cristo, fora da terra). Somente verão à vinda de Jesus, os Salvos, que serão arrebatados (1TS 4:16) "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."     A Segunda Vinda de Cristo, só ocorrerá após sete anos de Arrebatada à Igreja (7 anos de governo diabólico na Terra).
3) - Após terem se passado 7 anos do Arrebatamento da Igreja por Jesus Cristo (primeiros 3 anos e meio de aparente paz e após 3 anos e meio de muita tribulação aqui na terra), ai sim ocorrerá a Segunda Vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo à Terra. Nesse período de 7 anos, ainda haverá salvação pelo sangue de Cristo Jesus, conforme AP 7:14 "E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro." O Espírito Santo, ainda estará na Terra e só não agirá contra o pecado, mas ainda promoverá a salvação (2TS 2:6,7) "E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. "Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;"   OBS.: como tenho recebido muitos e-mails questionando esse assunto, passo a explicar o seguinte sobre esse versículo: o Espírito Santo é o que detém e resiste a chegada do anti-cristo. Como a igreja está na terra e mais pessoas precisam ouvir a mensagem de Cristo, ele é impedido pela oração dos salvos (a Igreja é que resiste até que do meio seja tirado, arrebatado), que ainda lutam para mais almas serem salvas. Jesus Cristo e o Espírito Santo, intercedem por nós junto ao Deus pai. O Espírito Santo estará na terra (durante a tribulação) para cumprir a palavra que não muda "(João 16:8) convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo".
Todo o Olho o verá vir em grande glória. Haverá sobre Israel, uma Jerusalém Celestial, onde estarão os salvos, juntamente com Cristo, que nesse momento iniciará 1000 anos de governo sobre toda à Terra.O diabo será preso por 1000 anos (AP 20:2) "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." Nesse tempo, todos que estiverem na terra, conhecerão à Cristo e terão chance de salvação. Ainda haverá o livre arbítrio para os que sobreviveram da grande tribulação. Muita paz reinará sobre a terra.
4) - No fim dos 1000 anos, o diabo será novamente solto sobre à terra (um breve tempo) e muitos ainda se perderão e irão para o inferno, pois a carne prima pelo prazer, mesmo momentâneo. (AP 20:7,10) "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, "E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. "E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta eo falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."     O coração do homem, mesmo sob o governo perfeito de Jesus Cristo, pode mostrar-se "não convertido" e com isso podemos ver que o homem não salva a sí mesmo, pois nossa natureza é pecaminosa.
5) - Completados os 1000 anos, os não salvos mortos em todas às épocas, desde o início do mundo, serão ressuscitados e julgados diante do grande Trono Branco. Só os não salvos serão ressuscitados.Os salvos, já estarão com Jesus. (AP 20:11,15)"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. "E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte eo inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.Esta é a segunda morte."E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."
6) - Nós os Salvos, já estaremos para sempre com Jesus Cristo, na presença do Deus Eterno e com prazeres nunca sentidos pelo homem  (AP 22:5) "E ali não haverá mais noite,e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre."   Já os que não foram salvos, estarão para sempre com o diabo e os seus anjos no lago de fogo e enxofre (MT 25:41) "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;"
7) - O momento é agora, não há nem um minuto mais a esperar. Se ainda não houve o Arrebatamento, curve-se à Cristo e salve a sua alma do fogo do inferno eterno  (JO 3:18) "Quem crê Nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus." Vocë ainda tem oportunidade, tome a decisão mais acertada de sua vida e aceite Jesus como seu único e suficiente Salvador (JO 11:25) "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"  dobre seus joelhos, e ore (como se estivesse conversando com um amigo) e peça-lhe perdão por todos os seus pecados e prometa-lhe que de agora em diante ele será o seu Senhor e Salvador. Vocë está deixando de ser uma criatura de Deus para ser um filho de Deus (JO 1:12) "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" . Agradeça-lhe por ter morrido por vocë naquela cruz. Nesse momento, o Espírito Santo estará Selando a sua vida e escrevendo o seu nome no Livro da Vida do Cordeiro. Tudo isso, conforme à Bíblia, pela Fé. Procure uma igreja evangélica e fundamente mais a sua vida na mensagem Bíblica.  Se tudo isso fizeres, você já é um salvo. A salvação é instantânea e pode acontecer no secreto do seu quarto em casa.
                                                                                                                                      Gilberto da Luz Rocha
                                                                                                                                               E-mail:  sionista@uol.com.br

Programação da Igreja Batista Nova Aliança em Guadalupe no Piaui


Mulheres cristã em Ação é um grupo de mulheres da igreja Batista Nova Aliança em Guadalupe - Piaui.
Com a nova Líder : Alice.
Vice : Márcia Tânia.
1°Secretária : Cristina Maria.
Vice Secretária : Neuraci.
1° Tesoureira : Marly Morais.
                                                     2° Tesoureita : Marisete Aguiar.





A UHB (união de Homens Batistas) da Igreja Batista Nova aliança em Guadalupe -Piaui.
Presidencia : Pastor Geciano Vieira.

Todas as quartas Feiras das sete e trinta da noite até as nove no templo da igreja Batista Nova Aliança é o culto de ensino ministração da palavra com o Pastor Geciano Vieira. Onde toda a igreja é edificada com a palavra de Deus com uma doutrina verdadeira com base unicamente na palavra de Deus, em seguida e feito o momento de oração pelas familias presentes, cidade, altoridade, trabalhadores etc...



Todas as Quintas Feiras das 17:00hrs,ás 18:00hrs da Tarde Culto de Intercessão no Templo Com o Grupo de Intercessoras da Igreja.
Venha Suplicar Conosco.


Toda Sexta Feira as sete e Meia da Noite Culto de Testemuho, onde todos os Irmão que receberam bençãos tem a oportunidade de agradecer a Deus e Contar a sua Benção

Todos os sabados das 9:00hrs até as 10:00hrs da manhã Reunião com os Embaixadores dorei com o Conselheiro Irmão Marcos Alves.
Atividades:
Esporte, Gincanas, Exercicio Fisicos,
Leituras Biblicas, Oração, Evangelismo
Visitação nos lares, Hospitais e Presidios.
Auxilio Nos serviços da Igreja e Social
Peça, Aula de Musicas



Presidente : Isabela Cristina Messias .
Vice : Lucas Bruno Mariel.
Tesoureira : Isaíra Messias.
Todos os Sabados das Sete e Trinta da noite as nove Reunião com o Grupo de Jovens Nova Aliança.Muito louvor e Adoração e muito Divertimento.                     



Todos os Domingos das nove as onze da manhã Escola Biblica Dominical no templo da igreja batista nova alinça em guadalupe - Piaui
Classe:
De 0 a 3 Anos Joia de Cristo.
De 4 a 8 Principiantes.
De 9 a 12 Juniores.
Jovens com Márcia Tânia e Maurélio Porto.
Adultos.
                                                
                                                    
Todo Domingo das Sete e Meia as Nova  da Noite Culto da Familias.
Ministração do culto de cada domingo com um departamento diferente.
Ministração da Palavra com o pastor geciano vieira.


Venha nos visitar pois sua presença é um privilegio para toda a Familia Nova Aliança
Endereço: Quadra 14.  Bairro Centro
Guadalupe - Piaui   Amail: batistanovaalianca2010@hotmail.com

Como ser Liberto dos Vicios


Introdução: A primeira estratégia do diabo para derrubar a raça humana foi colocar a dúvida nos corações de Adão e Eva, pois a duvida desestrutura toda certeza espiritual que um ser humano ou humanidade pode ter. por isso a duvida tem pairado no mundo desviando pessoas, propósitos, sonhos, mais nesta noite nós vamos estudar sobre um assunto que abala as mentiras do diabo. Lançando sobre terra todas as suas artimanhas e dúvidas. nós vamos estudar sobre umas grandes afirmações e elas são:
Graciosamente ele nos amou. Verdadeiramente ele morreu por nós. Inexplicavelmente ele Ressuscitou. Felizmente alguns serão salvos.
Todas estas palavras são invariável isto é não podem mudar são verdades absolutas na Classificação adverbial que indica circunstâncias diversas advérbio de Modo: assim, calmamente e quase todas as palavras terminadas em mente. Intensidade: muito, pouco, intensamente.  Afirmação: sim, certamente.
TEXTO:
(João 4:42) -  E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.
Graciosamente ele nos amou. (João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus pela sua infinita graça deu o seu único filho por nós, mesmo sendo nós pecadores, rebeldes e sem afeição nenhuma, ele decidiu nos amar e conceder a cada um de nós a oportunidade a paz em seu filho.
(I João 4:9) – Verdadeiramente se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
Deus não só nos amou mais ele manifestou esse amou entregando o que ele tinha de mais precioso naquele momento, o seu filho. A vinda de cristo a terra e verdadeiramente a manifestação do grande amor de Deus.
Verdadeiramente ele morreu por nós. (Romanos 5:8) - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que verdadeiramente Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Para o homem parecia não ter solução, isto é não tinha mesmo, mais cristo se fez expiação por nós levando sobre si as nossas transgrecões, ele se fez pecado sem ter pecado algum o justo por o injusto uma permuta onde o cordeiro morre por amor.
(Mateus 27:54) - E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.
Mesmo que os cientistas querem duvidar, questionar, a deidade de cristo e o seu nascimento virginal, o seu sacrifício perfeito eles não conseguirão, pois o cordeiro é perfeito.
Inexplicavelmente ele Ressuscitou.  (Lucas 24:34) - Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão.
Mais profundo que a graça e sublime que o amor é a vitoria da ressurreição, inexplicavelmente ele ressuscitou, ultrapassando os limites da física e da imaginação do homem natural ou de qualquer expectativa da razão humana ele não podia só amar, morrer sem ressuscitar pois a ressurreição lançou satanás no inferno e concedeu dons aos homens, vitoria oportunidade de vida, esperança, salvação ECT...
Felizmente alguns serão salvos. (João 8:36) - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Muitos ouvirão o chamado de salvação, perdão e amor do senhor e serão atraídos, até a cruz com lagrimas no rosto se converterão ao chamado do messias, e terão restauração em vossas vidas, famílias, casamentos, historias.
(João 8:31) - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
Autor: Pastor Geciano Vieira
Mensagem ministrada no culto da (ceia) família no dia 10 de julho de 2011 no templo da igreja batista nova aliança em Guadalupe Piauí.
Observação: vidas se reconciliaram com cristo onde houve um grande mover do espírito santo

Porque devemos estudar as Seitas


Porque Devemos Estudar as Seitas
"Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos. Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor,
Jesus Cristo." Judas 3,4. 

O alarmante avanço das seitas deveria ser levado mais a sério pelas igrejas evangélicas. Todo ano milhares de pessoas que outrora professavam ser cristãs se filiaram agora a alguma seita destrutiva ou não. As seitas se tornaram uma ameaça ao verdadeiro cristianismo. Nós como igreja do Deus vivo que é a coluna e baluarte da verdade devemos estar preparados para batalharmos pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Não podemos negligenciar a história dos heróis da fé que nos antecederam. Muitos deles pagaram com a própria vida ao denunciar as heresias que estavam se infiltrando dentro da igreja e como resultado nos deixaram um belo exemplo de zelo e coragem a serem seguidos por todos nós. 

1. Eis algumas razões porque estudar as seitas; 

· Porque Jesus advertiu-nos dizendo:


Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mateus 7:15 

· Porque os apóstolos alertaram dizendo: 

"Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." I Timóteo 4:1 

"Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição." II Pedro 2:1. 

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." I João 4:1. 

2. Qual a Importância de se Estudar sobre as Seitas?

a) Nos capacita a combatê-las. 


Precisamos conhecer não só o que nos mesmos cremos, ou seja, a doutrina cristã, mas como também, da mesma maneira, tentar entender a miscelânea de heresias que são propagadas pelas seitas. Só assim poderemos estar bem equipados para o combate da fé. 
(Lucas 16:8) -  E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.

b) Nos auxilia na evangelização. 

Nosso povo brasileiro é um povo que por natureza é tendencioso ao misticismo, à religiosidade e à crendices, se tornando presas fáceis nas mãos das seitas. O Brasil é um campo fértil não só para o evangelho mas também para as falsas religiões. É imprescindível que o evangelista conheça as doutrinas das seitas para obter sucesso na evangelização ao abordar um pecador adepto de alguma seita.

"Argumentava, portanto, na sinagoga com os judeus e os gregos devotos, e na praça todos os dias com os que se encontravam ali.
Ora, alguns filósofos epicureus e estóicos disputavam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição." Atos 17:17,18. 

c) Aumenta nossa fé. 


Ao adentrarmos no ramo da heresiologia nossa fé é aumentado de duas maneiras: 

Primeira - Para combatermos as heresias somos impelidos a estudar mais a teologia e as doutrinas essências da fé cristã tais como: Salvação, Trindade, inferno etc. Tudo isso resulta em mais edificação espiritual. 

Segunda - Ao estudarmos as aberrações doutrinárias das seitas somos capazes de avaliarmos quão alicerçados estamos no evangelho da graça de Deus e como o evangelho genuíno de Cristo é simples e descomplicado ante as incoerências heterodoxas das seitas. Isto serve como um antídoto contra as heresias das seitas. 

d) Aumenta nossa responsabilidade. 
Sabendo da importância de combater o bom combate da fé nossa responsabilidade se torna maior ainda para com os pecadores ou como diz o profeta: "Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei." Ezequiel 3:18.

Conheça os setes sacramentos


Diz a Igreja Católica: "Pela palavra sacramento entende-se um sinal sensível e eficaz da graça instituído por, Jesus Cristo, para santificar nossas almas" Contudo, em nenhum lugar da Bíblia encontramos o ensino de que rituais externos conferem graça e salvação ao pecador. 

Diz a Igreja Católica: "Os sacramentos são sete: Batismo, Confirmação ou Crisma, Eucaristia, Penitência, Extrema-unção, Ordem e Matrimônio.

Não obstante, a Bíblia declara que Jesus instituiu somente duas ordenanças: santa ceia e batismo. Demais disso, o  7 sacramentos só veio a ser aceito na idade média.
 

Quais são os sacramentos mais necessários para nossa salvação?
Os sacramentos mais necessários para nossa salvação são dois: o batismo e a penitência; o batismo é necessário absolutamente para todos, e a penitência é necessária para todos aqueles que pecaram mortalmente depois do batismo.
Qual é o maior de todos os sacramentos?
O maior de todos os sacramentos é o sacramento da Eucaristia, porque contém não só a graça, mas também o mesmo Jesus Cristo, autor da graça e dos sacramentos

ANÁLISE BÍBLICA

1. BATISMO
O batismo é o sacramento pelo qual renascemos para a graça de Deus e nos tornamos cristãos. O sacramento do batismo confere a primeira graça santificante, que apaga o pecado original e também o atual, se o há; perdoa toda a pena por eles devida; imprime o caráter cristão; faz-nos filhos de Deus.

Resposta Apologética:
O batismo é uma ordenança de Jesus, mas não um sacramento. Batizamo-nos porque somos salvos e não nos batizamos para sermos salvos (Mt 28.19; Mc 16.15-16). O versículo 16 declara que quem não crer será condenado e não quem não for batizado (Lc 5.24-34, 23.43; At 16.30-31) Jesus ensinou sobre as crianças que elas não se perdem (Mt 18.1-4; 19.13-14).

2. CONFIRMAÇÃO OU CRISMA
A Confirmação, ou Crisma, é um sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz perfeitos cristãos

Resposta Apologética:
O Espírito Santo é dado ao que aceita o Senhor Jesus como Salvador (Jo 16.7-9;14.16-18-26;16.13-14) e não a incrédulos. A fé precede o batismo (At 8.36-38) e o batismo precede a fé. Uma criança recém-nascida não tem condições de crer e confessar Jesus como Salvador.

3. EUCARISTIA:
Ensinando sobre a Eucaristia, diz a Igreja Católica: A Eucaristia é um sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual.

A Eucaristia deve ser adorada por todos, porque ela contém verdadeira, real e substancialmente o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor

Resposta Apologética:
Não há ninguém, de mediano bom senso, que compreenda, no sentido literal, estas expressões simbólicas do Salvador: Eu sou a porta, eu sou a videira, eu sou o caminho. (Lc 24.39; Fp 3.20), esteja nos elementos da Ceia.  A Ceia é uma ordenança e não Eucaristia; era usado pão e não hóstia; é um memorial como se lê em 1 Coríntios 11.25-26; o Senhor Jesus usou muitas palavras de forma figurada: Eu sou a luz do mundo (Jo 8.12); Eu sou a porta (Jo 10.9); Eu sou a videira verdadeira (Jo 15.1). Jesus chamou na última Ceia os elementos de pão e vinho, sem dar qualquer motivo para se crer na transubstanciação. Adorar a Eucaristia é um ato de idolatria.
4. PENITÊNCIA:
A penitência, chamada também confissão, é o sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do batismo. Depois de feito o sinal da Cruz, o católico deve dizer: Eu me confesso a Deus todo poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, a todos os Santos, e a vós, Padre, porque pequei. As obras de penitência podem reduzir-se a três espécies: à oração, ao jejum, à esmola. Os que morrem depois de ter recebido absolvição não vão logo para o céu vão para o purgatório, para ali satisfazer a justiça de Deus e se purificarem inteiramente. As almas podem ser aliviadas no Purgatório com orações, com esmolas, com todas as demais obras boas e com as indulgências, mas, sobretudo, com o Santo Sacrifício da missa.

Resposta Apologética:
Não há um só caso de alguém que tenha confessado os seus pecados a homens ou mesmo aos apóstolos. Em 1 João 1.7-9, João ensinou que devemos confessar nossos pecados a Jesus e que Ele é suficiente para perdoar. Se Pedro estivesse investido do poder de perdoar pecados, por que não pediu a Simão que se ajoelhasse em confissão, para resgate do seu pecado? Exortou a Simão que recorresse a quem tinha tal poder de perdoar pecados (At 8.22). Jesus disse à mulher pecadora, perdoados são os teus pecados (Lc 7.48), não ouviu Ele a confissão da mulher. Jesus ensinou a oração do Pai-nosso ao dizer: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim, como nós perdoamos aos nossos devedores (Mt 6.12). Na celebração da Ceia, Paulo recomendou que cada um de nós fizesse exame introspectivo (1 Co 11.28).

5. EXTREMA-UNÇÃO
A extrema-unção é o sacramento instituído para alívio espiritual e também temporal dos enfermos em perigo de vida

Resposta Apologética:
Em Tiago 5.14-16, se recomenda chamar o presbítero para orar pelo enfermo para sua cura e não receber extrema-unção como uma recomendação do corpo sem a qual não se procede ao sepultamento cristão do corpo.

6. ORDEM:
A ordem é o sacramento que dá o poder de exercitar os ministérios sagrados que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e que imprime na alma de quem o recebe o caráter de Deus

Resposta Apologética:
No Antigo Testamento, o sacerdócio era exercido por uma classe especial de homens que eram os descendentes de Arão. Hoje no Novo Concerto o sacerdócio é exercido por todos os cristãos e não por uma classe sacerdotal intermediária entre Deus e os homens. O apóstolo Pedro escreveu que como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrificios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo (1 Pe 2.5). Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).


7. MATRIMÔNIO:
O matrimónio é um sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhes dá a graça de se amarem um ao outro santamente, e de educarem cristãmente seus filhos

Resposta Apologética:
O casamento é uma instituição divina e não um sacramento (Gn 2.18-24; Mt 19.4-6). Pedro foi considerado o primeiro papa e, entretanto, era casado (Mt 8.14-15). Paulo recomenda que o ministro seja casado (1 Tm 3.1-3).