Raízes de Rejeição
O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. Para ter uma personalidade sadia, ele deve ajustar-se aos princípios estabelecidos por seu Criador.
Ø A principal necessidade do ser humano é : Amor => Deus é amor e estabeleceu o amor como base para o relacionamento com Ele e entre seus filhos.
A Bíblia é um livro de amor. Ela fala do amor de Deus e nos ensina a amarmos uns a os outros. ( se fizermos um suco da bíblia o resultado é amor )
O Amor gera aceitação que gera segurança, confiança. A aceitação gera compreensão e compreensão gera bem estar.
A rejeição é a negação de tudo isso. O mundo interior é desestruturado e destroi-se a personalidade. A conseqüência é a incapacidade de amar e receber amor.
Nem sempre as causas da rejeição são verdadeiras.
· Podem ser mentiras que foram lançadas no decorrer do tempo
· Podem ser legítimas.
· Podem ser conscientes ou inconscientes
Ø Rejeição é uma ferida profunda que pode destruir uma vida
Fontes de Rejeição
No lar
· Gravides indesejada ( falta de visão de Deus para a Família )
· Nascimento ( crianças adotadas, motivação )
· Falta de demonstração de amor
· Alcoolismo
· Substituição de amor por coisas ( quando os pais não cumprem sua função )
· Perfeccionismo. Cobrança exagerada dos pais
· Críticas
· Comparações
Na escola
· Relacionamento com professores
· Relacionamento com colegas
· Apelidos
· Situações que geram vergonha ( vexames )
Na sociedade
· Preconceitos raciais
· Preconceitos sociais ( classes )
Todos queremos ser aceitos. Deus nos aceitou em Cristo.
Ø Quando temos um encontro verdadeiro com Deus , nosso pai, e conhecemos seu Amor, não há rejeição que prevaleça.
Sintomas de rejeição
· Imaturidade emocional
· Amor aspirador
· Busca exagerada de coisas para preencher o vazio.
· Solidão
· Medo
· Auto-imagem negativa
Reflexões sobre a auto-imagem
Quando nos comparamos uns com os outros e damos mais valor à opinião deles, criamos um sentimento de inferioridade que se manifesta como ( sofisticação, superioridade, inferioridade ).
· Sofisticação : Seleciona suas amizades de maneira que pode desenvolver sua própria imagem ; no entanto nunca permite que alguém se aproxime dela. Uma pessoa intocável.
· Superioridade : É aquela que restringe sua comparação pessoas as quais ela se sobressai. Assume uma posição de superioridade para esconder sua insegurança. O que aparece é só uma capa de superioridade, mas é somente uma mascara para esconder o seu sentimento de inferioridade e sua insegurança.
Ø Não existe complexo de superioridade. Ele é sempre uma máscara
Quadro clínico de nossa sociedade
Vivemos em uma sociedade cada vez mais repleta de conflitos psíquicos, emocionais e espirituais. Ansiedades, depressões, temores, angústia, complexos, traumas, amarras, opressões, insônias, tentativas de suicídios, etc. São termos cada vez mais comuns que descrevem a situação de muitos homens e mulheres.
Milhares estão se voltando atualmente para a psiquiatria e para a análise em busca de alivio para males mentais e espirituais dos quais padecem. Quando ainda em sua ignorância , recorrem a curandeiros, espiritualistas, yoga, meditação transcendental e outras práticas de ocultismo, procurando em vão a solução de seus problemas.
Verdadeiramente, a nossa sociedade é está cada vez mais enferma e doente. O ramo da medicina mais lucrativo é a psiquiatra. A Nova Era encontra um grande mercado, assim como o ocultismo e outras possíveis “soluções”.
Ø São caminhos do diabo, onde as pessoas se envolvem com demônios
Se alguém se envolveu com esse tipo de coisa precisa pedir perdão a deus ( pois não o buscou ) , se arrepender e rejeitar toda dominação em nome de Jesus.
Ø A nossa sociedade está enferma.
Causas externas
( não são as verdadeiras causas, mas contribuem )
A situação atual do mundo leva mais e mais a prática da cura interior. De acordo com a previsão dos profissionais de medicina, psicologia, sociologia, esta necessidade irá aumentando com o correr do século, pois a nossa civilização aumenta a neurose coletiva de ano em ano.
Este desassossego cresce favorecido por causa de certas tendências que hoje se fizeram universais e que são resultado típico da civilização em que vivemos:
· Agitação dos centros urbanos: ruídos, poluição, publicidade, profusão dos meios de comunicação, musicas irritantes, etc.
· Esgotamento físico produzido por uma vida em centros urbanos sujeitos a tantas atividades e tantas exigências, meios de transportes superlotados, déficit habitacional.
· Esgotamento afetivo por causa de propostas freqüentemente inalcansáveis ( status, riquezas, erotismo exagerado, etc. ) e por falta de comunicação crônica
· Esgotamento intelectual , que vem da quantidade de preocupações, conhecimentos, conflitos e problemas que excedem a capacidade humana de armazenamento simultâneo.
· Mundo materialista incapacitado para oferecer alternativas espirituais que satisfaçam o que há de mais profundo no homem.
· Regime competitivo , em todos os níveis, internacional, industrial, comercial, social, trabalhista, familiar, que impossibilita o regime do amor.
· Incompetência para defender-se de situações caóticas e gigantescas, como a possibilidade de uma guerra, uma depressão econômica, um sistema político despótico.
· Aumento da agressividade e da violência em todos os níveis e justificação da mesma de acordo com os objetivos que ela permita alcançar. ( O homem ainda é o mesmo desde que caiu )
· Anonimato em meio a massa.
Cadavum vive a sua vida. As pesoas vivem mo meio de tanta gente e cada um é solitário. ( diferente dos cristãos que tem a Família de Deus )
· Vida familiar desprestigiada e subversiva.
Dizem que o casamento é uma instituição falida. Oque se espera então da vida ?
A família é a base da sociedade. Ela existe para Deus.
· Autoritarismo anônimo e ao mesmo tempo perda da autoridade pessoal.
· Os sígnios monetário-comerciais que invadem as relações entre os homens. Todas as relações são feitas com interesse. ( “quanto ganho com isso ? “ )
A causa fundamental : ( Jr 2:13;19 )
· Afastamento de Deus, desobediência a suas leis.
· O homem na sua tolice colocou Deus de lado e teve a pretensão de edificar uma sociedade sem Deus. ( aí estão as conseqüências... )
Ø É necessário afirmar que a condição única para a cura é voltar para Deus por meio de Jesus. Mediante arrependimento e fé em seu nome, sujeitando-se a sua autoridade. Renunciar ao pecado e as mentiras de Satanás e aos demônios.
Ou Deus governa ou o diabo governa.
Sl 109:17-18
Se você não estiver debaixo da cobertutra de Deus e da proteção de Deus, está a mercê de toda atividade do diabo na sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário