quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estudo Como Obter a Cura Interior 3 Parte


Ø Deus é Santidade. No hebraico Gadhosh aparece 555 vezes na bíblia.

A natureza caída do homem não tem coragem de enfrentar a realidade e aí surge a religiosidade.  Ele não quer mudar, se arrepender, mas usa todo tipo de recurso para tentar apaziguar a Deus (amuleto, figa, patuá, objetos de sorte, etc). O homem quer ser aceito por seus próprios méritos.

Ø Religiosidade: É o esforço do homem de agradar ou apaziguar a Deus.

Vemos então que com um coração imundo assim o homem não pode agradar a Deus por suas próprias forças. Por isso é necessário nascer de novo. Deus faz um tranasplante, tira o coração velho (de pedra) e nos dá um coração novo (de carne). Só Ele pode fazer este transplante. Ele é quem nos capacita a agradá-lo.

Mecanismos de defesa da Velha Natureza


Para não ter que enfrentar a verdade essa natureza caída constrói certos mecanismos de defesa para se proteger contra a ansiedade e o medo. Isso não muda a realidade das coisas, apenas modifica o modo de olhar os fatos. Protegemos-nos e enganamos a eu mesmo afim de que não tenhamos que mudar.

Ø  O homem ao trocar a Verdade de Deus pelas mentiras de Satanás foi tomado por um espírito de mentira, que precisa ser destruído pela Verdade de Deus. I Jo 1:5 -10; 2:4.

Alguns mecanismos de defesa


·      Negação: Negamos algo, mentimos a respeito, não queremos olhar para o problema, nem discutir a respeito, não admitimos que temos mágoas ou ressentimentos, escondemos, camuflamos. (Ex. um reflexo disso é a Irritação). Construímos muralhas em volta de nossos sentimentos para que ninguém descubra nossos fracassos.

Deus sabe tudo. Deus sabe todas as coisas.

·      Racionalização: Versos 6-8. Não é tão direto como a negação, não é uma mentira direta. É mais sofisticado, tentamos dar razões que justificam o nosso comportamento, achando justificativas para tudo.

"Se você não tivesse começado..."

Ø Há duas razões para tudo que fazemos: Uma boa razão e a verdadeira. Nós não enganamos aos outros, mas a nós mesmos.

·      Projeção: Verso 10. É o pior de todos, avançamos um pouco mais no engano, culpamos os outros pelos nossos problemas. Projetamos-nos outros os nossos defeitos. Dizemos que o problema é deles. Finalmente culpamos a Deus. Transferimos nossos problemas para alguém, achamos um bode expiatório.         

Embora a mentira tivesse partido de nós, acabamos por afirmar que foi Deus quem disse. “Não sou mentiroso, mas é Ele!” Fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós.

Ø Para andar com Deus precisamos aprender a andar na verdade.  3 Jo 3

Nos sentimos confusos por não conseguir determinar a causa dos nossos conflitos e sentimentos, tais como : medo, mágoa, ira, culpa, vergonha, ansiedade, etc.  Isto nos faz sentir mais culpados ainda, e não conseguimos ter um relacionamento sadio e específico com Deus. Ficamos como que em um nevoeiro.

Precisamos descobrir qual o ponto da necessidade específica, perceber qual é o verdadeiro problema a fim de tratarmos com ele.

Não podemos confessar a Deus o que não reconhecemos para nós mesmos. Fazemos confissões generalizadas, damos e recebemos perdão também de maneira generalizada e acabamos tendo um relacionamento nebuloso, indistinto, generalizado com Deus. (Raiz do problema)

Verdades x Mentiras


Ø Única maneira de destruir as mentiras é enfrentado a verdade.

Ø não há cura enquanto não enfrentarmos a verdade

Jo 8:32  Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
Jo 14:16-17;16:13  Espírito Santo => Espírito da Verdade.
Jo 8:44  Toda mentira procede de Satanás, pai da mentira. Pior pecado, pois encobre outros pecados.

O Espírito Santo que habita em cada um de nós nos conduzirá a toda verdade.

Castelo de Mentiras: Quantas pessoas dariam tudo para romper com seu castelo de mentiras que foram construindo em volta de si mesmo. Ficaram aprisionadas nas malhas da mentira de espíritos enganadores e não sabem como sair. Seu estado é de angústia e desespero.

(Passam a acreditar em suas próprias mentiras)

O pecado sempre começa com uma mentira - uma fortaleza de rejeição, um complexo. Se você não for honesto e não enfrentar a verdade tratar com a raiz do problema, você vai buscar mecanismos para esconder seu problema ou formas de Escapismo como: drogas, álcool, sexo, etc.

Ø A obra de Deus começa no meu espírito ( novo nascimento ) . O Senhor perdoa os meus pecados, mas os pecados causaram marcas nas áreas da minha alma. O Senhor arrancou as ervas daninhas do pecado, mas ficaram os buracos que agora Ele vai encher com sua graça.

Ø  Deus nos livra do pecado, mas não das conseqüências da vida de pecado. Mas o alvo de Deus é nos dar salvação plena.  

Is 53:5
“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

·      Ele foi ferido pelas nossas transgressões. Salvou-nos do pecado - Cura espiritual.
·      O castigo que nos traz a paz. Paz interior  -  Cura da alma.
·      Pelas suas pisaduras fomos sarados  -  Cura física.

COMO OBTER CURA INTERIOR

1) Crer que Deus pode nos curar.   Hb 11:6

Fé é crer nos fatos divinos. Crer na obra de Jesus. Ele é o autor e consumador da nossa fé.
Crer no amor e no poder de Deus

2) Reconhecer que precisamos de cura.

O pior doente é aquele que não se acha doente.
Precisamos enfrentar a verdade. Ser específicos com Deus e conosco. Admitir nossos fracassos e tratar de frente.
·         Reconhecer que estamos feridos
·         Que ferimos outras pessoas
·         Se dispor para Deus.

Ø O tempo cura todas as feridas ? Ou não ?
A falsidade está na palavra todas. É certo que muitos ferimentos podem sarar com o tempo. Se a mente puder suportar conscientemente a dor quando esta se manifesta, com o passar  do tempo a intensidade da lembrança pessoal ira diminuir. Haverá ainda a dor da recordação, mas perfeitamente suportável.  

O tempo pode curar todas as lembranças ( memórias ) penosas não reprimidas e não infeccionadas. O que não pode ser enfrentado e suportado é negado.  ( não guardar no arquivo morto )

3) Confiar nas pessoas que nos ministram, que podem nos ajudar. Ser transparentes e sinceros.

No mundo não é prudente abrir nossos problemas com as pessoas. Mas no reino Deus, Ele usa os irmãos para nos ajudar. ( confessar os pecados, ser transparentes uns com
os outros, reconhecer os erros )
Rasgar o coração : Ai vem o conselho de Deus  nas nossas vidas.

4)  Localizar a raiz dos problemas

Muitos dos nossos problemas são apenas galhos ou conseqüências de algo mais profundo. Se formos bem sinceros com Deus e conosco mesmo, saberemos de onde vem os nossos problemas.
Ø Não tratar apenas com atos, mas com as atitudes

5) Quebrar toda maldição e jugo satânico.

Através da oração, rejeitar em nome de Jesus todo domínio satânico sobre sua vida.

Áreas que precisam de cura - Mente, Vontade, Emoções

1) Mente


Ø Sede da alma  => Intelecto , pensamentos, memórias

A mente humana pode ser comparada com a maior hidrelétrica do mundo. É algo fantástico que Deus deu ao homem. ( O homem não usa 10% de sua mente )

Deus deu capacidade para o homem pensar, raciocinar, refletir, criar. ( como seria Adão antes da queda ? )
·      Importância dos inventos do homem. ( roda, telefone, antibióticos, avião, bomba atômica )
·      Mente foi canalizada para o mal. Terrível
·      A mente foi corrompida por causa do pecado.

Ø A mente é um campo de batalha , nela alcançamos vitória ou derrota

É tão importante que foi o primeiro alvo de Satanás:
·      Através da imagem e pensamentos   ( Eva olhando para o fruto )
·      A imagem gera pensamentos   ( Mãe do pensamento )
·      O pensamento gera sentimentos ( emoções )
·      O sentimento gera uma ação ou reação

Ex.: ( picanha, limonada gelada, vitrines )

Os especialistas em propaganda dizem que se você despertar a emoção de um cliente com relação a um produto, ele já está 90% vendido.  ( Ex.: Prop de cigarros )

Esta sempre será a estratégia do diabo. Com imagens e pensamentos ele traz angústia, medo, insegurança, depressão, mágoa, ressentimento, rebeldia, pecado, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário